[Resenha] 'Para Todos os Garotos que já Amei'



★★★★
Lara Jean guarda suas cartas de amor em uma caixa azul-petróleo que ganhou da mãe. Não são cartas que ela recebeu de alguém, mas que ela mesma escreveu. Uma para cada garoto que amou - cinco ao todo. São cartas sinceras, sem joguinhos nem fingimentos, repletas de coisas que Lara Jean não confessaria a ninguém, pois revelam seus sentimentos mais profundos.
Até que, um dia, essas cartas secretas são misteriosamente enviadas aos destinatários e, de uma hora para outra, a vida amorosa de Lara Jean sai do papel e se transforma em algo que ela não pode mais controlar.


Nada como um delicioso livro da Jenny Han para tirar a gente do mundo frio e conturbado de Gelo Negro(em breve posto a resenha).

A Jenny Han é conhecida pelas series Verão e Olho por Olho, e por trazer o mundo adolescente para os seus livros. Eu adoro o jeito simples que ela escreve, como transforma uma história boba de adolescentes em algo divertido e doce. Eu me prendi completamente na leitura desse livro, mesmo ele não sendo assim tão surpreendente, acho que por culpa dos personagens, eles são adoráveis!

Imagina você escrever cartas desabafando tudo o que você sente por um garoto, e de repente esse garoto receber essa carta? Peraí, acho melhor dizer garotos porque a Lara Jean foi tão louca a esse ponto.

A Lara Jean é uma garota que tem duas irmãs Margot e Kitty e é criada somente pelo pai pois a mãe morreu. Elas fazem de tudo para não dar trabalho ao pai, e é a irmã mais velha Margot quem faz o papel de mãe. Então fica a cargo da Lara cuidar da família quando Margot vai para outro país estudar, deixando para trás sua família e o ex-namorado Josh, por quem Lara Jean(eu adoro o nome dela) teve/tem uma quedinha. Dias após a ida de Margot, as benditas e secretas cartas de Lara Jean desaparecem e acabam sendo enviadas para seus ex-amores. A partir daí as coisas começam a acontecer. Dois dos garotos se prontificam a tirar satisfação com ela. Um deles Peter, um playboy que foi o seu primeiro amor, e o segundo, Josh. Empenhada em desmentir seus sentimentos e fazer pouco caso da carta enviada para Josh, Lara Jean acaba tomando decisões impensadas, afirmando que Peter é seu namorado.

Querido Peter K,
Antes de tudo, me recuso a chamar você de Kavinsky. Você deve ter achado o máximo quando as pessoas começaram a chamá-lo pelo sobrenome do nada, não é? Quer saber? Kavinsky soa como o nome de um velho com a barba branca e comprida.
Quando me beijou, sabia que eu ia me apaixonar por você? Às vezes acho que sim. Definitivamente sim. Sabe por quê? Porque você acha que TODO MUNDO ama você, Peter. É isso que odeio em você. Porque todo mundo ama mesmo você. Inclusive eu. Eu amava. Não mais.(...)
Você me beijou sem motivo. Apesar de eu saber que você gostava da Gen e de você saber que gostava da Gen e de a Gen saber que você gostava dela. Mas você me beijou mesmo assim. Só porque podia. Eu quero saber a verdade: por que você fez isso comigo? Meu primeiro beijo era para ser especial. Já li sobre esse tipo de coisa, sobre como é para ser a sensação: fogos de artifício e faíscas e o som de ondas quebrando nos seus ouvidos. Eu não senti nada disso. Graças a você, foi tão “não especial” quanto um beijo pode ser.
O pior de tudo é que aquele beijo estúpido e sem sentido me fez começar a gostar de você como nunca gostei antes. Eu nunca tinha pensado em você. Gen sempre disse que você é o garoto mais bonito do nosso ano, e eu concordava, porque claro que você é. Mas eu não via nada de especial em você. Muitas pessoas são bonitas. Isso não as torna interessantes, intrigantes ou legais.
A partir daquele dia, eu passei a enxergar você. De perto, seu rosto não era exatamente bonito, mas angelical. Quantos garotos angelicais você já viu? Para mim, só havia um. Você. Acho que tem muito a ver com seus cílios. Você tem cílios bem longos. Injustamente longos.(...)
Depois que você me beijou, eu gostei de você pelo resto do sétimo ano e pela maior parte do oitavo. Não foi fácil ver você com a Gen, de mãos dadas e se beijando no ônibus. Você deve fazer com que ela se sinta especial. Porque esse é seu talento, certo? Você é bom em fazer as pessoas se sentirem especiais.
Você sabe como é gostar tanto de alguém que é insuportável saber que essa pessoa nunca vai sentir a mesma coisa por você? Provavelmente não. Pessoas como você não precisam sofrer por esse tipo de coisa. Ficou mais fácil depois que a Gen se mudou e nós deixamos de ser amigas. Pelo menos eu não precisava mais ouvir sobre vocês.
E agora que o ano está quase acabando, sei com certeza que já deixei de gostar de você. Estou imune, Peter. Tenho orgulho de dizer que sou a única garota nesta escola que está imunizada contra os encantos de Peter Kavinsky. Tudo porque tive uma overdose de você no sétimo ano e em boa parte do oitavo. Agora, nunca mais vou precisar me preocupar em ser contaminada de novo. Que alívio! Aposto que, se um dia nos beijássemos de novo, eu pegaria alguma coisa, e não seria amor. Seria herpes! 
Lara Jean Song

No início do livro a gente não sabe quem é o garoto que ela gosta, até que de repente ela fala do Josh. Então a gente começa a torcer pelos dois para ficarem juntos, mas depois entra o Peter na historia e a gente se pega rindo e gostando dele e então passamos a esperar que ele fique com a Lara Jean e dessa forma o Josh acaba ficando esquecido. Mas não esquecido para Lara Jean que volta e meia fala dele, mas de uma forma um tanto surpresa, pois seus sentimentos por ele não parecem estar tão fortes como antes. 

Bem, tem algo mais legal do que uma protagonista asiática? Pois eu adorei isso no livro. É tão legal a autora colocar um pouco de si nos personagens, e mais ainda fugir do comum. Apesar de ser um livro de romance vemos um foco maior sobre a família da Lara Jean, as dificuldades que ela tem ao cuidar a irmã mais nova, Kitty, e a forma como sempre se compara a irmã mais velha. A Margot foi um pouco distante com a família, mas percebemos que ela só é assim porquê teve que assumir grandes responsabilidades. A Kitty é uma pestinha, fofa e doce, mas incrivelmente brigenta. O Peter é incrivelmente engraçado e adora tirar uma com a cara da Lara Jean. Eu fiquei um pouco em dúvida sobre os seus sentimentos, mas eu gostei ele do mesmo jeito. 

O livro fala basicamente sobre os dramas da juventude, onde tudo parece tão grande e incrivelmente complicado, e dos laços familiares entre as irmãs e o pai. Acredito que a autora deixou a Lara um pouco em dúvida justamente para dar continuidade a série. Ela escreve de um jeito tão leve e jovem, sem ser bobo e repetitivo, que me deixou realmente com vontade de continuar lendo sobre esses personagens.

Com um tema leve e divertido onde tudo parece impossivelmente complicado, mas ao mesmo tempo cheio de descobertas e aprendizado para os seus jovens personagens, Para Todos os Garotos que já Amei é exatamente o que você precisa para uma leitura relaxante e divertia. Com alguns clichês é claro, mas daquele tipo de clichê que a gente torce para encontrar nos livros, e que mesmo não sendo aquele tipo que vai ser seu favorito e inesquecível, vale a pena a leitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Meu Céu Literário - 2015. Todos os direitos reservados.